Home

Qual o melhor antidepressivo? O que tenha menos efeitos colaterais.?

Tenho dores de cabeça fortissímas e sei que os antidepressivos atuam na solução desse problema. Qual seria o melhor deles....o que tenha menos efeito paralelo?

9 respostas

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    Amiga os anti depressivos atuam no sistema nervoso meão,sabe o que isso significa?Anti depressivos não são jujuba alguns viciam e só são liberados com receita médica deve fazer tratamento com um médico especializado em dor,todos tem efeito paralelo,só um exemplo:amitriplina mexe com o sistema límbico meão ,você vai mexer com seu cérebro tá disposta também a arcar com as consequencias?

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    Somente um neurologista poderá indicar um antidepressivo para você, mas por curiosidade podemos classificá-los em diferentes classes:
    Os antidepressivos mais antigos, chamados de TRICÍCLICOS, são os mais prescritos para a prevenção da migrânia (enxaqueca). Fazem segmento dessa classe a amitriptilina**, nortriptilina, doxepina, etc. Geralmente causam sedação, secura da boca, diferença da libido, mudança do gosto, entre outros efeitos adversos (EA).
    Uma classe mais recente é a dos antidepressivos que atuam seletivamente acerca os níveis de serotonina (ISRS). Fluoxetina, paroxetina, sertralina, etc. Destes o que culpa EA menos severos e apresenta menos problemas na retirada é a fluoxetina (PROZAC), no entanto é o antidepressivo que lentidão mais tempo para apresentar resultados terapêuticos (muro de 21 dias), além de estar associado aos maiores índices de disfunção sexual (ereção, libido, anorgasmia).
    Existe também antidepressivos que atuam mais acerca os níveis de noradrenalina (venlafaxina) e de dopamina (bupropiona).
    *****************************************************************
    Existem diversos medicamentos que já foram ou estão sendo pesquisados para a prevenção da enxaqueca. Esta lista inclui: Amitriptilina, Nortriptilina, Fluoxetina, Doxepina, Sertralina, Mirtrazapina, Fenelzina, Propranolol, Nadolol, Atenolol, Paroxetina, Hidroxizina, Ciproheptadina, Metisergida, Flunarizina, Verapamil, Nimodipina, Nifedipina, Capsaicina, Ergonovina, Metilergonovina, Papaverina, Captopril, Carbamazepina, Valproato, Divalproato, Topiramato, Baclofen, Lítio, Pizotifeno, Clonidina, Relaxantes musculares, Indometacina.
    Todas as opções descritas supra apresentam vantagens e desvantagens que somente um médico poderá esclarecer e facilitar na escolha de pacto com seu perfil (idade, sexo, tendência à obesidade, comorbidades de patologias).

    Atualmente são recomendados:
    1- Topiramato** 50-100 mg/dia (anticonvulsivante): muito eficiente para reduzir os episódios de migrânea;
    2- Amitriptilina 25 mg/dia e Nortriptilina 50

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    não tem porquê saber.
    infelizmente, antidepressivos é na base de tentativa e acerto.
    eu posso usar fluoxetina, p.ex. e me dar muito com ela, e vc toma a mesma ração e pode passar mal.
    antidepressivo varia o efeito de pessoa para pessoa.

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    Quanto a “potência antidepressiva” não existe um antidepressivo melhor que outro! Apesar de viver estudos relatando uma vantagem para um ou outro medicamento. Porém existem limitações metodológicas que desfavorecem o uso dessa informação de uma forma generalizada. O que diferencia os antidepressivos são basicamente seus efeitos adversos. Portanto, para cada paciente há um antidepressivo ideal, baseando-se no perfil do quadro médico e características do paciente. N Engl J Med. 2006 Mar 23;354(12):1231-42
    Arch Gen Psychiatry. 2008 Aug;65(8):870-80
    Am J Psychiatry. 2006 Jan;163(1):28-40
    Am J Psychiatry. 2006 Jul;163(7):1161-72

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    Olá,
    Cada individuo reage de uma forma com o uso de antidepressivos.Por isso fica complicado responder a sua pergunta.
    O citalopram costuma ter menos efeitos colaterais e por isso é o mais recomendado para idosos.
    Mas os antidepressivos mais utilizados atualmente pertence a classe chamada de Inibidores da recaptação de serotonina.Eles possuem poucos efeitos colaterais se comparados com os demais existentes e possuem o mesmos indices de eficacia.A principal desvantagem de uso se refere aos efeitos colaterais acerca a sexualidade:diminuem o libido.Todos podem ser utilizados para tratar transtornos depressivos( depressão maior, distimia transtorno bipolar), transtornos de ansiedades ( panicos, fobias, toc) e transtornos alimentares ( bulimia e fastio nervosa e consumir compulsivo) ,dos quais fazem segmento:
    CITALOPRAM ( Pramil, Procimax):É mais recomendado para idosos por não inibir tanto as enzimas hepaticas e por ter poucos efeitos colaterais.
    FLUOXETINA( Prozac, Daforin):É mais indicado no tratamento de depressão na infancia e adolescencia, durante a gravidez por nnão ter efeito tetratogenico.É o medicamento de primeira escolha no tratamento dos transtornos alimentares: as doses neste caso são maiores do que para tratamento da depressão.
    SERTRALINA( Assert, Zolft):Tem boa aplicatividade em idosos.Possui otimo efeito acerca a fobia social e sindrome do panico.Pode ser a segunda opção para tratamento de crianças e adolescentes.
    PAROXETINA( Pondera, Benepax):É o melhor desta classe medicamentosa para tratar os transtornos de sofreguidão generalizada.Muito eficiente tambem no tratamento das depressões graves e na fobia social.Não e muito indicado para idosos e crianças.
    Fluvaxamina( Luvox): Semelhante a Fluoxetina.
    Um médico sabe qual e o melhor para o seu caso.Procure ajuda medica.
    ventura e saúde sempre.

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    Tente fazer atividades físicas, resolveu o meu caso + de toda forma procure um medico porque depressão e coisa seria e alguns antidepressivos podem provocar sujeição.

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    Janaina se voce não é acostumada a fazer exercicio fisico é um otimo tranquilizador, que diminui em até 60% a depressão, pode se três vezes por semana durante 30 min, também algumas clinicas tem um controle direto acerca o problema da enxaqueca: o neurofedeback ou biofedeback…É um aparelho disposto na testa ou nas costas e ajuda a percebermos o nível de tensão que colocamos em determinada região do corpo…Procure fazer terapia para relaxa mais e estar ensejo as diversas opções, porém as descritas supra é uma opção super relaxante, revigorante e sem efeitos colaterais…Sorria!

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    Janaína,

    Uma investigação por segmento de um neurologista seria a melhor opção. É necessário saber pq vc tem essas dores de cabeça.

    Boa Sorte

  • Publicada em 2008-09-12 por Anónimo

    Fluoxetina,mas não vende sem receita médica!

Utilize o formulário para responder a esta pergunta